UMA AVENTURA NA CHARNECA DO NICHO COM 1400 ESCUTEIROS

Durante uma semana cerca de 1400 escuteiros, com idades a partir dos seis anos, estiveram reunidos para abrir horizontes, partilhar experiências, emoções e promover um mundo melhor representando 20 países de todo o mundo durante nove dias. O Jamboree’08 – XIX Acampamento Regional de Leiria decorreu desde o dia 2 até ao dia 10 de Agosto na Charneca do Nicho e, no fundo, um pouco por toda a freguesia.
O Jamboree’08, um evento que ocorre de 4 em 4 anos, reuniu os 35 agrupamentos da diocese Leiria-Fátima e ainda dez escuteiros de oriundos de Cabo Verde e dois do Canadá totalizando os cerca de 1400 jovens que representaram 20 países de todo o mundo: Egipto, Espanha, Cabo Verde, Marrocos, Angola, Escócia, Brasil, Maldivas, Suíça, Japão, Grécia, Itália, Nepal, China, Canadá, Argentina, Tailândia, EUA, Moçambique e México. Uma verdadeira metrópole – evidenciada pelas magníficas construções que incluíam tendas elevadas – em plena Charneca do Nicho em que nada faltava, desde o médico permanente ou até ao Padre sempre disposto a ouvir quem ali habitou durante cerca de uma semana.
Segundo Luís Sousa, chefe de campo do Jamboree’08, “houve uma boa aceitação por parte da comunidade”, afirmou, confessando ainda que “no início foi um bocadinho mais complicado por causa do desvio das acessibilidades, mas de imediato de viu a aceitação”.
Durante este encontro, e como não era possível estar em todo o lado ao mesmo tempo, criaram-se ferramentas para que nada escapasse a ninguém: uma rádio sempre a passar música (e com muitos discos pedidos e dedicatórias pelo meio) e uma publicação especialmente criada para o Jamboree’08 com o nome dedicado a El-rei D. Dinis, o jornal ‘Trovas’. À semelhança dos outros Acampamentos Regionais, foi criada uma mascote, o ‘Dinis’. “Esta mascote é cada um dos escuteiros que está aqui”, afirmou Luís Sousa.
Foram inúmeras as actividades, incluindo as exteriores ao campo que passaram por visita à Base Aérea de Monte Real, fazer uma corrida com carrinhos de rolamentos em Penela, visitar Ferreira do Zêzere ou até mesmo aprender um pouco sobre a arte xávega e as culturas da nossa região. Destaca-se a saída de sexta-feira, dia 8 de Agosto, em que o sintético da Aldeia Desportiva dos Marrazes serviu de palco para receber os escuteiros que recriaram o símbolo do Jamboree’08.

0 comentários: