UNIÃO FAZ A FORÇA

As festividades no Souto da Carpalhosa decorrem já no início do mês de Agosto e, pela primeira vez, a comissão de festas em honra de S. Sebastião e S. Salvador é, na totalidade, do sexo feminino. São quinze as mulheres que, aquando as festas do ano passado, tomaram a iniciativa de subir ao palco e assumir o comando para a organização das festas do ano seguinte e não deixar a morrer a tradição.
"A ideia surgiu no dia da festa. Como não há comissão de antecedência, as mulheres da Rua da Aldeia, que já costumavam levar um andor todos os anos, começaram a reunir-se e a falar com outras mulheres até fazermos as quinze e lá decidimos ir", contou ao Notícias da Freguesia (NF) Lucília Gomes, membro da comissão organizadora e a corajosa que subiu ao palco para segurar a bandeira.
O NF falou com outra "mordoma", São Sobreira, que confessou ao jornal, com um enorme sorriso no rosto, que "está a ser óptimo! Tudo corre pelo melhor". "Claro que houve quem dissesse que não conseguíamos, mas, a verdade, é que desde o primeiro dia ainda ninguém desistiu", afirmou.
Segundo a mesma,"são quinze mulheres mas, a verdade, é que sem os homens e sem o apoio e colaboração da comunidade nós não íamos lá", afirmou, lembrando ainda a importância do apoio do Pe. José Baptista, neste que é o seu primeiro ano enquanto pároco da freguesia do Souto da Carpalhosa.
E o mito de que muitas mulheres juntas causam confusão e conflitos? Parece que aqui não se confirma. "Só se for no dia da festa!", gracejou São Sobreira, reafirmando a ideia de que tudo ‘corre sobre rodas’.
Mas, o facto inédito na composição da organização – pela primeira vez um grupo só de mulheres – teve ainda um toque de magia: serviu para aproximar pessoas. "É engraçado porque se já nos conhecíamos algumas por causa de levarmos o andor da Rua da Aldeia, a verdade é que outras não se conheciam… Éramos capazes de passar na rua umas pelas outras e nem dizer bom dia", disse São, "só por isto já valeu as noites perdidas".
Desde Outubro de 2007 a planear tudo para que, no primeiro fim-de-semana de Agosto de 2008, tudo corresse às mil maravilhas. Organizaram vários eventos para que não fosse só o resultado das festas de Agosto a oferecer algo à paróquia. O primeiro evento foi com um jantar de Natal e um baile de gala em Dezembro passado, seguiu-se uma noite de fados e ainda um jantar cómico. Agora, chega o Dia D.
Programa
As festas em honra do Mártir S. Sebastião e S. Salvador começam na sexta-feira, dia 1, com a abertura do arraial pelas 18 horas. Neste dia, a animação musical, a partir das 22 horas, estará a cargos de três jovens bandas musicais: Iodine, Hatedisposal e Empty Box.
No sábado dar-se-á a abertura de quermesse, bar e restaurante às 12 horas, serviços que funcionarão até ao fim dos festejos. Já ao cair da noite, pelas 20 horas, decorrerá a celebração de Santa Missa. A animação será mais tarde, às 22 horas, com a actução do grupo musical Dualband.
No dia 3, domingo e último dia de festejos, a recolha de andores será realizada a partir das 13h30 acompanhada pela Filarmónica da Ilha. Segue-se a celebração às 15 horas seguida de Procissão. A entrega da bandeira dar-se-á às 20 horas. Será que ao invés deste ano, a comissão de 2009 será composta (só) por homens? O Rancho Folclórico do Souto da Carpalhosa actuará às 20h30 e mais tarde, pelas 22 horas, será a vez da actuação do grupo musical IRA. Antes do encerramento do arraial, que será à meia-noite, realizar-se-á o grande sorteio em que o primeiro prémio é uma moto 4. Segundo a comissão organizadora, durante a manhã de domingo haverá uma surpresa. Como o NF não conseguiu saber o que era, o melhor mesmo será passar por lá.
Para os mais pequenitos brincarem com os seus amigos haverá ainda um insuflável gigante no sábado, a partir das 20 horas, e no domingo, a partir das 17.

Ângela Duarte

0 comentários: