A chegada do Verão é uma alegria, é tempo de férias e do merecido gozo do descanso para quem trabalhou um ano inteiro.
Mas, o Verão também nos traz preocupações, nomeadamente, com a protecção contra o risco de incêndio dos nossos bens, casas, pinhais, empresas, etc.
Muitas vezes pensamos "a desgraça só acontece aos outros". Mas não é bem assim, todos nós sentimos, num passado recente, a presença dos fogos florestais bem próximo de nós, com a consequente destruição da nossa floresta.
Apesar do risco de incêndio ser uma constante, podemos tentar minimizá-lo e proteger assim os nossos bens de males maiores.
Os incêndios florestais são, na maior parte das vezes, causados por actos de negligência. Das várias formas de prevenir incêndios destacamos as seguintes:
- Limpar das matas florestais;
- Limpar dos matos em redor das casas de habitação;
- Vigiar a floresta contra os incêndios;
- Evitar o lançamento de foguetes;
- Evitar a realização de queimadas.
Apesar destas formas de prevenção serem obrigatórias e puníveis por lei, todos nós temos a consciência que devemos evitá-las e denunciá-las às entidades competentes, designadamente, às Forças Policiais que têm autoridade para as fazer cumprir.
Também é importante termos sempre à mão o número de telefone de emergência para incêndios florestais. Anote, o número de telefone é 117.
Boas férias em segurança!
Seja feliz! Faça alguém feliz!
JUNTA DE FREGUESIA DÁ O EXEMPLO
Saiba que os proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que, a qualquer título, detenham terrenos confinantes a edificações são obrigados a proceder à sua limpeza numa faixa de 50 metros à volta daquelas edificações.
A Junta de Freguesia também cumpriu o seu sentido de responsabilidade civil. Assim, e durante o mês de Julho, foram efectuados os trabalhos de limpeza na mata da Charneca do Nicho bem como no Parque de merendas.
INCÊNDIOS? ESCOLHA A PREVENÇÃO
Gastão Crespo
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário