A igreja paroquial foi pequena para acolher, no passado dia 27 de Julho, os padrinhos, familiares e amigos dos 58 novos crismandos. O bispo diocesano, D. António Marto, presidiu à celebração, coadjuvado pelo pároco, padre José Baptista, onde dirigiu uma palavra a todos, inclusive aos "pequenitos e pequenitas", e cuja homilia foi simultaneamente afectuosa e firme.
Esta é a fase do percurso de vida cristã em que muitos adolescentes abandonam a Igreja. O sacramento do Crisma, ou Confirmação, é encarado, na generalidade, como "a porta de saída", o fim de um percurso. Consciente dessa realidade, D. António Marto foi incisivo nas suas intervenções. "Já lá vai o tempo em que a vida cristã era encarada como uma tradição. Agora tendes [crismandos] consciência do que estais a assumir", lembrou o bispo diocesano, antes de impor as mãos e implorar a descida do Espírito Santo sobre cada um dos crismandos.
No final, o padre José Baptista agradeceu, em nome da comunidade paroquial, a presença de D. António e desafiou os adolescentes a seguirem as pisadas de alguns colegas, "corajosos", que já tinham manifestado ao pároco o interesse de formar um grupo de jovens e, assim, continuarem a sua caminhada, agora reforçados com os sete dons do Espírito Santo – Temor de Deus, Piedade, Fortaleza, Conselho, Ciência, Inteligência e Sabedoria – que acabavam de receber .
O Notícias da Freguesia cá fica à espera, para dar conta.
D. ANTÓNIO PEDE "CRISTÃOS CONSCIENTES"
Pedro Jerónimo
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário