INAUGURADO AJARDINAMENTO JUNTO À IGREJA

No dia 5 de Outubro foi inaugurado o ajardinamento envolvente à Igreja do Souto. Com cerca de 60 pessoas presentes no largo da Igreja, a obra foi inaugurada com a presença de convidados ilustres, nomeadamente a presidente da Câmara Municipal de Leiria, Isabel Damasceno, e a vereadora Isabel Gonçalves. Agora, já é possível ver de longe a Igreja da freguesia.
Após uma pequena visita à volta da Igreja para se ver a conclusão da obra, tomou a palavra o pároco da freguesia, Pe. José Baptista, que desde congratulou o lugar pelo resultado da obra. “Dá gosto ver da auto-estrada o nosso espaço de Igreja”, afirmou. O pároco salientou também a importância de “preservar para manter o belo” e para ter sempre um espaço agradável para que se possa descansar. Por fim, aproveitou ainda para agradecer a todos os que colaboraram com a iniciativa: Câmara Municipal de Leiria (CML), Junta de Freguesia do Souto da Carpalhosa e Comissão da Igreja.
O engenheiro Noé, responsável pela obra, tomou a palavra e referiu que este foi um dos poucos projectos em que viu “sinergias para a edificação da obra”. Para o representante da equipa de projectistas, “o Souto vai continuar a ser beneficiado com uma obra com realce para a terra”.
Também o nosso presidente de freguesia, José Carlos Gomes, salientou a “conjunção de esforços para a realização desta obra”, num projecto em que todos estiveram de mãos dadas para a sua concretização. “A obra nasce, a obra fica”, rematou.
Por fim, foi a vez de Isabel Damasceno deixar algumas palavras nesta data. “É com muito gosto que aqui estou a assistir aos arranjos à volta da Igreja. É com pequenas obras que são vão construindo as comunidades”, afirmou a presidente da CML, referindo ainda a “melhoria significativa do centro do Souto”. “Este espaço estava abafado”, disse.
Para Isabel Damasceno, a equipa projectista estava de parabéns pelo resultado conseguido, e era a hora de “felicitar a ousadia da ideia e o resultado da obra”.
Agora, para que o arranjo fique completo, estão só em falta os bancos de jardim, para que, comodamente, aquele espaço, enquanto centro cívico, possa ser melhor aproveitado. Tal como Isabel Damasceno referiu, “quando tivermos banquinhos ficará bem melhor”.
Para dar continuidade à festa, no fim da visita à obra e das palavras proferidas, houve tempo para convívio com um porco no espeto que reuniu a freguesia.



Opiniões


Esta obra é uma mais-valia para todo o Souto e, claro está, para a paróquia. São coisas bonitas como esta que acabam por encher a alma. Atravessamos um momento de crise e precisamos de coisas que embelezem e nos dêem algum ânimo.



Isabel Santos, Picoto





Isto está muito bonito, muito mais alegre. Estava muito isolado, não se via a nossa igreja. Agora sim, está bonito. Só faltam mesmo uns banquinhos para ficar ainda melhor. É importante que este tipo de iniciativas não pare.



João Clara Duarte, Souto da Carpalhosa






0 comentários: