O DESPORTO EM CRIANÇA

O gosto pela actividade física deve ser desenvolvido, na criança desde tenra idade.
Os pais devem ser os primeiros defensores desta necessidade e desenvolver na criança o gosto pela actividade física. Ela deve fazer parte da educação, tal como a aprendizagem da leitura, da escrita e da linguagem.
Para a criança, a actividade física é um meio de se libertar de algumas pressões (disciplina escolar, obediência), bem como de descarregar a sua agressividade natural.
Por outro lado, a prática regular de exercício físico estimula o crescimento e permite o desenvolvimento harmonioso da musculatura e das principais funções vitais: cardíaca, vascular e pulmonar. A utilização da alimentação será melhor captada pelo organismo, especialmente os açúcares, dos quais as crianças têm, frequentemente, tendência para abusar.
Contudo, é importante não “pressionar” uma criança demasiado cedo, nem forçar a fazer esforços para os quais ela ainda não está minimamente preparada. Antes dos seis anos brincar é o exercício físico ideal, porque a criança ainda não atingiu toda a sua capacidade de auto-controle e de concentração na realização de exercícios motores.
Praticamente todos os desportos podem ser iniciados a partir dos seis a sete anos, desde que não exijam um esforço demasiado e competições intensivas, que provoquem grande desgaste à criança. Como exemplo de actividades desaconselhadas às crianças até aos doze/treze anos deixo aqui alguns exemplos: corridas em zonas de grande altitude, o mergulho, veículos motorizados, boxe… É neste período que a criança está em grande desenvolvimento e o excesso de actividade física e esforço provocarão danos graves na coluna vertebral que neste período se encontra bastante fragilizada. Como actividades muito aconselhadas, temos o futebol, o andebol, o basquetebol e a natação em estilo livre que favorecem o alongamento da coluna.
A criança nunca deve limitar a sua actividade física a um só desporto, por isso, se ela não manifestar qualquer desejo particular, ajude-a a descobrir, primeiro, os desportos onde possa obter mais formação. Não recuse eventuais mudanças, porque as crianças e os adolescentes, na sua maioria, ainda estão a construir a sua personalidade e a definir os seus gostos. Como num adulto a prática do desporto deve ser um prazer e nunca motivo de pressão. Deverá inscrever o seu filho num clube desportivo. Aí aprenderá a dominar, livremente, o seu instinto de poder, a aceitar a supremacia dos outros, a trabalhar em equipa, para um objectivo comum. Enquanto joga, a criança aprende a aceitar os outros, a respeitá-los, a compreendê-los.
Neste início do ano lectivo, muitos clubes tem abertas inscrições para as suas equipas. Inscreva-o e veja como motivará o seu filho quer para os estudos, quer para as actividades familiares.
Seja Feliz! Faça Alguém Feliz!

Gastão Crespo

0 comentários: