Oleão. É esta a nova palavra que os habitantes da freguesia do Souto podem agora juntar ao dicionário da reciclagem. O oleão é o ponto de recolha de óleos alimentares de uso doméstico que agora está ao dispor de qualquer habitante da freguesia.
O objectivo é evitar que a população continue a utilizar o esgoto como vazadouro para este tipo de resíduos, uma prática em nada ecológica. Muitos não sabem, mas quando o óleo é derramado no esgoto, muitas das vezes tem como destino as estações de tratamento de águas residuais que não se encontram preparadas para tratar este tipo de resíduos.
O ponto de recolha, um recipiente de plástico laranja, encontra-se por detrás da sede da Junta de Freguesia do Souto da Carpalhosa. No oleão, bem como no cartaz que se encontra junto a este, estão explicados quais os passos, simples, a dar para a deposição dos óleos neste recipiente.
Assim, e tal como explica a Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos da Câmara Municipal de Leiria, o primeiro passo é colocar o óleo usado e frio dentro de um recipiente destinado a armazenar os óleos alimentares usados em casa. Tal como o oleão, existem uns recipientes apropriados para o armazenamento de óleos usados em casa que têm um crivo (passador) e uma tampa de rosca. O óleo deve ir para reciclar o mais limpo possível, para facilitar o tratamento de limpeza. Por isso, o garrafão apropriado para armazenar os óleos em casa tem um crivo, para filtrar as partículas maiores.
Posteriormente, quanto tiver o recipiente cheio, é só deslocar-me ao oleão e despejar, cuidadosamente para não verter, o resíduo. Por fim, é só levar o recipiente que levou o resíduo – atenção para não deixar no local – e voltar a encher.
O desfecho para estes óleos usados prende-se com a transformação dos resíduos em biocombustíveis (biodiesel), um combustível que permite reduzir as emissões com efeito de estuda, e é ainda utilizado em indústrias químicas (para fabricar sabão, detergentes, lubrificantes, tintas, graxas).
Não se esqueça: valorize os óleos alimentares usados e ajude o ambiente.
SOUTO JÁ TEM OLEÃO
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário