Ó TIA! DÁ BOLINHO?

Sábado, dia 1 de Novembro, é dia de ir tirar o “Pão por Deus”. A origem das comemorações deste, designado pela Igreja Católica como “Dia de Todos os Santos”, é milenária.
É bom ver que, nos dias que decorrem, a tradição ainda se mantém por certos lugares, essencialmente por pequenas aldeias. A nossa freguesia é um caso desses.
Em muitos locais, no “Dia do Bolinho” ou “Pão por Deus”, consoante os usos e costumes, deparamo-nos com crianças, com saquinhas de pano na mão, de porta em porta e pedir o tradicional bolinho. Mas, já são poucos os que dão o bolinho. Agora, ao famoso bolo com frutos secos, tão característico da época, tomou o lugar o dinheiro, os rebuçados, chocolates e todas a goluseimas. linho"o tradicional "de porta-ano na meja CAt
Todavia, o “Dia de Todos os Santos”, encerra em si um outro significado. Para os católicos no dia 1 de Novembro é hábito a ida ao cemitério e aí depositarem flores nas campas dos seus familiares e amigos, já que no dia 2 de Novembro é o “Dia de Finados” e desta forma desejam prestar-lhes a sua homenagem com saudade.

Receita do Bolinho
(para 1 kg de farinha)

Ingredientes:
- 1Kg de farinha de trigo
- 1Kg de abóbora cozida, escorrida
- 250Gr de manteiga
- 600Gr de açúcar
- 1 colher de sopa de canela
- 1 colher de sopa de fermento
- 6 ovos
- Raspa de 1 limão
- Frutos secos Q.B. (nozes, passas, pinhões…)

Numa taça coloca-se a abóbora cozida, ainda morna; junta-se a manteiga e mexe-se bem. De seguida, junta-se o açúcar e bate-se. Partem-se os ovos e batem-se como se fosse para omoleta. Adicionam-se à massa e mistura-se tudo. Depois, aos poucos, junta-se a farinha, o fermento, a canela e a raspa de limão. Amassa-se tudo com as mãos. Finalmente, juntam-se passas e nozes partidas ou outros frutos secos, a gosto.

0 comentários: