ESTE ANO VAMOS A VOTOS!

O ano de 2009 é, como já é sabido, “rico” em eleições. Contam-se as autárquicas, legislativas e europeias.
A 7 de Junho de 2009 realizam-se as eleições europeias, das quais sairá a legislatura que vigorará até 2014. Tal como diz Hans-Gret Pöterring, presidente do Parlamento Europeu, “as eleições europeias são um acontecimento único e um exercício de democracia transnacional”. Aproximadamente 375 milhões de eleitores dos 27 Estados-Membros da UE vão às urnas para eleger um Parlamento único ao serviço de todos os cidadãos da União Europeia.
Segundo o eurobarómetro - sondagem – realizado pelo Parlamento Europeu, “cerca de três em cada quatro Europeus declaram-se, em geral, mal ou muito mal informados sobre o Parlamento Europeu, taxa que, de resto, é quase idêntica em todos os Estados, sejam eles antigos ou novos Estados-Membros.”
Mais: “a maioria dos Europeus confessa não saber quantos deputados do seu país compõem o Parlamento e estão convictos de que as decisões são sobretudo tomadas em função dos interesses nacionais dos deputados e não em função das afinidades políticas”. No caso concreto de Portugal, são eleitos 22 deputados.
Para além disso, três quartos dos cidadãos europeus declaram não conhecer a data das próximas eleições europeias. Dos inquiridos, apenas 10% responderam "2009" e só 2% especificaram que estas teriam lugar em "Junho de 2009".
O presidente do Parlamento Europeu relembra, na mensagem dedicada a este acto eleitoral, que “as pessoas votam para exprimir as suas opiniões políticas e eleger políticos que reflictam esses pontos de vista e actuem em conformidade”.
Por tudo isto, esteja atento, informe-se e não fique alheado ao que se passa à sua volta. Manifeste-se, vote.

0 comentários: