YES, WE CAN!

“Sim, nós podemos”. Esta é a frase mais escutada nos últimos tempos e acredito que irá ser perpetuada por muitos anos.
Ao longo do 2008 procurei abordar a temática infantil, pois enquanto pai, confesso que o tema das crianças ganha mais interesse e, neste sentido, foram vários os textos que transpareceram a minha preocupação como pai, nomeadamente os textos sobre a segurança infantil, a regras de segurança, a segurança escolar, a segurança alimentar, etc.
No ano 2009 quero alertar as consciências para uma franja da população que também muito me preocupa e que se encontra muito desprotegida, por vezes até abandonada. A quem nem sempre se lhe é dado o devido valor.
Lembrando um pouco a nossa origem, foram eles que nos geraram, nos criaram e quantas noites deixaram de dormir por nós. Quantas feridas cuidaram, quantas vezes nos aconchegarem ou mesmo para nos alimentarem?
A propósito disso, faço um apelo. Reflictam se podemos ou devemos dar melhor qualidade de vida aos nossos pais e aos nossos avós. Será que eles merecem ver o carinho que nos deram ser retribuído?
“Sim, nós podemos”, foi esta a frase mais ouvida naquela altura que decidiram dar-nos vida. Quando nascemos, foi a primeira frase que os nossos pais disseram.
“Sim nós podemos”, foi a frase que ao longo dos anos ouvimos dos nossos pais, que nunca desistiram e estiveram sempre connosco. Sem nos apercebermos, muitas vezes da sua presença, lá estavam eles a dar-nos força e coragem para “andar”… para “viver”!
Tomar conta dos nossos pais é uma questão de justiça e de igualdade. É justo que agora sejamos nós a acarinhá-los, quando eles mais precisam. É uma questão de igualdade porque o bem que eles nos deram, temos agora a oportunidade de lho retribuir.
Acompanhar os idosos é uma vantagem acrescida, porque ao mesmo tempo que lhes retribuímos o bem-estar, eles dão em troca a sua sabedoria, os seus conhecimentos, as suas histórias. Enfim, continuam ainda a partilhar gratuitamente connosco o seu saber e o seu carinho. Os avós são os maiores sábios.
Em 2009, desafio todos a navegarem o vosso barco da vida, com a tripulação completa. Levem convosco toda a vossa família incluindo os avós, e verão que no meio da tempestade a sua sabedoria poderá ser uma grande ajuda. Eles serão os primeiros a dizer “Yes, we can”.


Gastão Crespo


0 comentários: