No passado dia 14 de Novembro, assinalou-se o Dia Mundial da Diabetes. A má alimentação e a obesidade são apontadas como as duas causas que contribuem para a diabetes, uma doença que, actualmente, afecta cerca de 250 milhões de pessoas em todo o Mundo.
No caso português, a diabetes afecta entre 400 a 500 mil pessoas, segundo dados da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal. Responsável por cerca de cinco por cento das mortes anuais no Mundo, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a diabetes poderá afectar 500 milhões de pessoas em 2030 se não forem tomadas medidas adequadas, refere a organização num comunicado.
A Diabetes é uma doença crónica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue e pela incapacidade do organismo em transformar toda a glicose proveniente dos alimentos.
A OMS recorda que uma má alimentação e a obesidade são dois factores que contribuem para esta doença, que surge quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo não pode utilizar de forma efectiva a insulina.
Cerca de 80 por cento das pessoas afectadas pela Diabetes vivem em países de baixos e médios rendimentos e a maioria dos doentes são de meia-idade, entre os 45 e os 64 anos, e não idosos. O açúcar no sangue é um efeito comum da diabetes, doença que com o decorrer do tempo provoca graves danos e muitos órgãos do corpo humano.
Diariamente, cerca de 200 menores de 14 anos são afectados pela diabetes de tipo 1, uma condição auto-imune para a qual não existem medidas de prevenção, e o número de casos aumenta três por cento anualmente. Nas crianças em idade pré-escolar, o aumento ronda os seis por cento ao ano. A diabetes de tipo 2, associada habitualmente ao excesso de peso e à falta de exercício, é considerado um problema de adultos, mas é cada vez mais diagnosticada em crianças.
O Dia Mundial da Diabetes é assinalado a 14 de Novembro, data do nascimento de Frederick Banting, que, juntamente com Charles Best, teve um papel determinante na descoberta da insulina em 1922, uma hormona que permite tratar os diabéticos e salvar-lhes a vida.Pela grande incidência desta doença é importante que tenha sob controle o seu nível de glicemia. Como tal, deve medir os seus níveis de açúcar no sangue, com frequência, junto da sua farmácia ou do seu Centro de Saúde.
500 MIL PORTUGUESES AFECTADOS
AD com Lusa
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário