SARDINHAS E CASTANHAS EM HONRA DO PADROEIRO

Foi no passado dia 16, domingo, que as Várzeas organizou uma festa em honra do seu padroeiro, S. Martinho.
A festividade começou com uma missa solene, em honra do padroeiro, seguindo-se a procissão pelas ruas do lugar, que, segundo a organização, “contou com a presença de muita gente”. Depois da cerimónia, foi altura de convívio junto do largo da capela do lugar, num dia em que o sol brilhou. O NOTÍCIAS DA FREGUESIA falou com Fernando Roque e José Luís Afonso, da comissão organizadora, que contaram a importância desta celebração, numa festa que se celebra há muitos anos. “Antigamente, a festa anual era em honra de S. Martinho”, afirmou Fernando Roque, lembrando a importância desta data para o lugar.
Depois, no decorrer da tarde, foi tempo para uma sardinhada junto ao largo da capela. O cheiro não deixava ninguém indiferente e, acompanhadas com broa e vinho tinto, ninguém ficava só a olhar para as sardinhas.
Mais tarde, e como é natural da época e símbolo de S. Martinho, houve ainda tempo para umas castanhas.
Maria da Conceição, que estava presente nesta comemoração, considerou a iniciativa “muito engraçada” e referiu ainda que “o convívio é sempre bom”. Manuel Antunes, também das Várzeas, afirmou, agarrado ao seu pedaço de broa que “o melhor é a sardinha que está mesmo boa!”.
Para além do convívio, foi ainda eleita e anunciada a nova comissão da capela. Assim, os nomeados para este cargo foram: Carlos Rui, Jorge Gaspar, Aurélio Francisco, Joaquim Francisco, Luís Miguel, José Eugénio, José Alberto e Augusta Miguel.



0 comentários: