Sabia que os restos de comida, as folhas do jardim ou as plantas do quintal podem ganhar vida nova através de um processo muito simples e 100% natural? Pois é, apresentamos-lhe a compostagem doméstica.
A compostagem doméstica é um processo de reciclagem de matéria orgânica (de cozinha, da hora, do jardim…) realizado através de microrganismos que transformam os resíduos biodegradáveis num fertilizante rico em nutrientes, ao qual se chama composto.
Ao fim de alguns meses, os resíduos orgânicos dentro do compostor transformam-se em composto – material orgânico estável com aspecto de terra, escuro, sem odor e com excelentes qualidades fertilizantes. Posteriormente, o composto pode ser utilizado em vasos, sementeiras, hortas e jardins enquanto propriedade fertilizante.
A melhor parte é que todos na nossa freguesia podem fazer compostagem doméstica. Como? É muito simples. A Valorlis – empresa de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, está a realizar várias acções de formação por toda a região. Estas acções visam a entrega de compostores domésticos (recipiente onde é feita a compostagem) e a formação necessária para saber realizar o processo de compostagem. Desde a montagem do compostor, quais os materiais a compostar, como fazer a compostagem doméstica, como cuidar do compostor, o que fazer em caso de problemas… tudo isto é explicado nesta acção de formação e no guia de compostagem doméstica que já pode levantar na sede da Junta de Freguesia.Para a nossa freguesia não está ainda agendada a acção de formação sobre compostagem doméstica. Contudo, e segundo a Valorlis adiantou ao NOTÍCIAS DA FREGUESIA, prevê-se que esta seja já no início do próximo ano. Mas, como o número de inscrições (e de compostores) é limitado, pode já fazer a sua pré-inscrição para esta acção de formação e para adquirir o seu compostor, junto da Junta de Freguesia.
NO RECICLAR É QUE ESTÁ O GANHO
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário