UM ANO, DOZE MESES DE NOTÍCIAS...

... no distrito de Leiria
Janeiro – Monte Real e Fátima surgem como opções para aeroporto regional. População da Batalha abre “guerra” à construção de mais uma linha de muito alta tensão no concelho. Grupo Lena investe 20 milhões para reabilitação das Termas de Monte Real.
Fevereiro – Com a nomeação de José Miguel Medeiros para secretário de Estado da Protecção Civil, Paiva de Carvalho assume funções de governador civil.
Março – Primeiro-ministro vem a Leiria anunciar a construção de cinco novos eixos rodoviários, a construir até 2011. Acidente deixa Monte Redondo de luto – quatro mortos na passagem de nível de Montijos.
Abril – Centros Comerciais: Na rodoviária, na Avenida Heróis de Angola, prevêem a obra pronta em 2011 com a abertura do Leiria Fashion Street. Também para o mesmo ano está prevista a abertura do mega-centro comercial que, para além desta superfície, abarca um novo mercado municipal, um pavilhão multiusos, o maior Jardim de Leiria, bem como concluir o topo Norte do Estádio da cidade. Falamos do Forum Leiria.
Maio – Abertura do último lanço, Louriçal-Mira, da auto-estrada A17. São 60 km de auto-estrada com cinco nós de acesso. União Desportiva de Leiria desce à Liga de Honra.
Junho – Campeonato Mundial de Orientação esgota unidades hoteleiras na região, trazendo cerca de 3.500 atletas oriundos de 40 países. Descargas de pecuárias põem em risco água e terrenos agrícolas. Aumento dos combustíveis: paralisação dos camionistas instala pânico e provoca corrida às gasolineiras e supermercados.
Julho – Nematode ameaça Pinhal de Leiria. Os pinheiros bravos no distrito de Leiria são afectados por parasita que põe em causa a existência do Pinhal de Leiria. Novos investimentos no comércio da cidade de Leiria prometem causar impacto no mercado de trabalho até 2012, gerando cerca de 4350 novos postos de trabalho.
Agosto – Empresas da região investem 50 milhões em novos projectos. Os incentivos destinam-se a áreas como inovação produtiva, qualificação, empreendedorismo, investigação e desenvolvimento tecnológico. Violência doméstica – no primeiro semestre de 2008 a PSP e GNR de Leiria receberam 529 participações de vítimas de violência doméstica.
Setembro – Abre a primeira farmácia hospitalar do país, no Hospital de Santo André. Dois mil milhões de euros para investimento, na zona Oeste da região, que o Governo, municípios e privados se comprometeram a canalizar até 2017. Estado e universidades estudam viabilidade de abertura da Base Aérea de Monte Real ao tráfego civil.
Outubro – Febre do “Jogo da Bolha” alastra na região. A busca pelo dinheiro fácil, também como reflexo da crise, torna Leiria a capital do “Jogo da Bolha”. Topo nacional em acidente de viação. Leiria ocupa o primeiro lugar no que toca ao número de sinistros ocorridos face à população residente.
Novembro – Distrito destaca-se, a nível nacional, nos resultados do ranking nacional dos exames nacionais. O tema da crise, que afecta o comércio, é também manchete nos regionais. Na região os mais “endinheirados” começam a fechar cordões à bolsa. Mais poupanças e menos compras. Também em Novembro merece destaque a maior paralisação de sempre no Ensino: a greve dos professores mobilizou cerca de 93% dos docentes da região.
Dezembro – A mulher mais velha o mundo é de Ourém e festejou 115 anos. Maria de Jesus completou esta idade em Setembro. Contudo, foi em Dezembro que ganhou o estatuto de pessoa mais velha o Mundo, após a morte da norte-americana Edna Parker, também de 115 anos.

... na freguesia do Souto
Janeiro – Aniversário do agrupamento de escuteiros do Souto da Carpalhosa. O agrupamento 1112 comemorou o seu 12.º aniversário, promovendo um festival de sopas.
Fevereiro – Especial de Carnaval – as crianças desfilam mascaradas pelas ruas do Souto.
Março – Notas falsas em circulação. Foram detectadas algumas notas falsas, no valor de 20€, em pagamentos realizados na farmácia Ferreira da Silva, do Souto.
Abril – Rally do Vidreiro passa pela freguesia. A prova do desporto motorizado organizado pelo Clube Automóvel da Marinha Grande teve a primeira classificativa nos Campos do Lis.
Maio – Kit de combate a incêndios. A Junta de Freguesia do Souto da Carpalhosa foi uma das freguesias do concelho a ser contemplada com Kits Florestais de Primeira Intervenção de Combate a Incêndios.
Junho – Bênção da ala poente do cemitério do Souto. No evento estiveram presentes, para além de José Carlos Gomes, presidente da Junta de Freguesia do Souto, Isabel Damasceno, e os vereadores Fernando Carvalho e Neusa Magalhães.
Julho – Mulheres assumem “comando” nas festividades do Souto da Carpalhosa. Junta de Freguesia organiza, pelo segundo ano consecutivo, o passeio de seniores. Casal do Estremadouro cai no conto do vigário e é burlado em cerca de três mil euros.
Agosto – Comboio leva filarmónica a percorrer as ruas do Souto na recolha de andores na festa do lugar. Charneca do Nicho recebe o Jamborre’08 num evento de uma semana que reuniu cerca de 1400 escuteiros.
Setembro – Tasquinhas da freguesia repetem sucesso. Pelo terceiro ano consecutivo realizou-se o já famoso certame da freguesia: as Tasquinhas. Mais uma vez, foram milhares os que por lá passaram.
Outubro – Obras para a nova casa paroquial arrancam. Foi demolida a casa antiga e a construção da nova casa arranca a “todo o gás”. Também neste mês é inaugurado o ajardinamento junto à Igreja do Souto.
Novembro – Antecipamos a quadra e preparamos-lhe uma Ceia de Natal sem sair da freguesia. S. Martinho reúne Várzeas junto à capela. Também no Picoto a paella, as castanhas e a água-pé é motivo de reunião na sede da associação.

0 comentários: